Trabalho voluntário na Grécia

As pessoas tem me perguntado bastante sobre o trabalho voluntário que fiz na Grécia e resolvi contar aqui, vai que inspira alguém a fazer também né? Então, em 2010 um rapaz que fez o ensino médio comigo, me convidou para participar de um processo seletivo de uma organização de trabalho voluntário internacional para universitários, a AIESEC, eu estava fazendo 14 matérias da faculdade no ultimo semestre, mas mesmo assim resolvi fazer. Precisa falar inglês (não fluente) porque você vai se comunicar com pessoas de outras matrizes da organização do mundo inteiro, receber os trainees que vem trabalhar aqui no Brasil, mostrar a cidade, o local do trabalho deles etc, e na maioria das vezes, eles não falam português; ser universitário ou recém formado. Depois de passar pelos 3 testes da seleção, eu fui aprovada pra fazer parte da equipe, mas só comecei a me envolver mesmo com esse mundo quando me formei, então, em 2011 me tornei buddy de alguns trainees, uma peruana, um italiano, e acabei adotando umas alemãs super legais, havia mais, de outros países com outros buddies, mas saiamos todos juntos, Argentina, Colombia, Bahrem, Uruguay, Estados Unidos etc, resumindo, a galera era muito legal e queriam sair, eu estava disponível e os levava para conhecer a cultura goiana. O trabalho deles era: ensinar inglês pra crianças carentes, trabalhar em creches, e no teatro inacabado. Foi uma época muito boa e fiz muitos amigos internacionais.



No final do primeiro semestre de 2011 quando eles foram embora, eu me inscrevi pra também fazer um trabalho voluntário fora, recebi convites da India, Polônia, Portugal, estava quase fechando com a Polônia quando recebi um email da Grécia, fechei com eles, porque afinal, Grécia é Grécia haha. Em 11 de Junho de 2011 embarquei para Pátras, há 2 horas de Atenas, para trabalhar num acampamento de férias para crianças, o Rodea, quando cheguei faltava ainda 1 semana pra começar, então fiquei hospedada na casa de um membro da AIESEC de lá, foram todos muito legais, me levavam pra sair, para praia etc. Adorei tudo. Até que chegou minha hora de trabalhar, me levaram pro acampamento nas montanhas, um lugar lindo! Na vaga que preenchi, ia ter alimentação e hospedagem por conta deles. Aos poucos fui conhecendo todos  que iam trabalhar comigo, no começo a única trainee era eu, ainda bem que muitas pessoas falavam inglês e as crianças eram uns amores, tentando comunicação através de mimica hahaha. Na segunda semana chegaram as outras trainees, uma da Turquia e outra da China. Todos acordavam por volta das 8 da manhã, tomava café e ia pra atividades, futebol, vôlei, basquete, tennis, bagunça na piscina, ciclismo etc. Até me nomearem a professora de dança oficial do acampamento eu participava de tudo com as kids. Emagreci e fiquei bronzeada, conheci a cultura grega de perto, a comida é maravilhosa, o povo é alegre, a famosa dança dos passinhos de lado, tentei ensinar samba e salsa, dançamos Shakira até não aguentar mais ouvir Loca loca e Waka waka, a música Kuduro ainda não era tão famosa, mostrei pras crianças e elas adoraram, fizemos uma coreografia e se tornou a música oficial do acampamento hahaha. As crianças, sem palavras, lindas, educadas, eu fiquei apaixonada como são obedientes e animados, chorei rios quando acabou e tive que ir embora, sinceramente, foi a experiência mais marcante da minha vida, quero muito voltar lá. Aprendi um pouco de grego, é uma lingua extremamente dificil, mas eu adoro, até hoje meus amigos de lá me ensinam, mas acho que levaria anos morando lá pra conseguir comunicar com um grego haha.






 Então pessoal, é isso, tentei mostrar ao máximo sobre minha experiência na Grécia por fotos, já que palavras são poucas pra expressar como foi tudo maravilhoso. Espero que vocês gostem e qualquer dúvida pode me perguntar nos comentários.



Ao lado direito tem os escritórios do Brasil inteiro, então procure sua cidade lá e entre em contato. Não precisa ser membro da organização para participar, se for universitário ou recém formado, também poderá se inscrever. Eu recomendo porque é voltado exclusivamente para trabalho voluntário, diferentemente das agências de intercâmbios, então você terá todo o suporte necessário.


Xxx.

10 comentários:

  1. Suas aventuras, mudanças e experiencias sempre começam em junho... 11 de junho grecia... 10 de junho Au Pair!!! ameiiii... acho muito legal isso.. quem sabe quando voltarmos????

    ResponderExcluir
  2. Não é Laura? haha tb tava pensando nisso, Junho é qdo as coisas acontecem! :D

    Obrigada, fico feliz q gostou! E se qdo voltar animar, eu super recomendo!
    Beeeijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Denise,
    Desculpe-me a indiscrição, mas qual foi o custo total deste intercâmbio e por quanto tempo vc ficou?

    ResponderExcluir
  4. Imagina :) Então, eu paguei uma taxa de R$700,00 da inscrição pra ter meu perfil no site da AIESEC, e paguei a passagem, como comprei passagem pra ir a Espanha depois, não sei qto ficou SÓ a da Grécia, fiquei 8 semanas lá, resumindo, de 3 a 4 mil reais no total, pra 2 meses :)

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Humm, achei bem interessante este programa, mas confesso que também achei bem carinho, rsrsrsrs! Deve ter sido uma experiência sensacional, hein?!
      Quem sabe mais pra frente não me aparece uma oportunidade? :)

      Pois é, menina, estou indo pra Alemanha! Ahh, nem é tão difícil assim, eu adoro alemão, então sou meio suspeita, huahauhaaua!

      Beijos!

      Excluir
    2. É, em comparação com o au pair é meio caro msm rs. Mas se tiver uma oportunidade vá mesmo, é uma experiencia maravilhosa!
      Eu amo francês, quero mto fazer o au pair pra França, tb sou suspeita pra falar, mas acho dificil! Agora o Alemão, acho q NUNCA conseguiria aprender hahaha

      Beeijo

      Excluir
  5. Eu sempre tive uma vontade de fazer trabalho voluntário também, mas em saúde que é minha área. Mas nunca rolou. E vejo que vc já tem boas histórias de viagens abroad né? Muito bom isso, acho que viajar, conhecer novos lugares vicia, e vc fica querendo sempre mais e mais. rs. :D Valeu pelo comment lá no blog. Inclusive deixei uma msg in box relacionada ao q vc me falou pra vc no Fb. Se puder dar uma olhadinha depois. ;) Bjo bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Thalita, tenho sim, amo viajar, se pudesse moraria num avião hahaha. Eu vi sua inbox e já respondi :)

      Beeeeijo

      Excluir
  6. Oie Dee
    Muito legal o post!
    Andei vendo uns tipo de trabalho voluntario fora do país esse parece ser bem interessante, mas so pode ser formados?
    Amei as fotos e seu blog ta de parabéns =)
    Boa sorte no processo de au pair...
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandy, fico feliz que gostou do meu blog :) Então, não é só pra quem é formado não, na verdade é para universitários e recem formados, super recomendo :D

      Obrigada! :) Beeijo

      Excluir

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP