Aquele do visto.

O visto é inevitável, o sofrimento é opcional.  
(Mudei um pouco a frase que minha irmã sempre dizia quando fazia natação e vivia treinando "A dor é inevitável, o sofrimento é opcional")

Olá everyone, demorei um pouco pra atualizar aqui, porque estava esperando pra fazer o post sobre o visto. Fiquei sabendo da mudança que ia acontecer, e até me animei um pouco ao saber de que quem já teve visto aprovado não ia precisar de entrevista de novo, mas só falava do visto de turista, fiquei em duvida se seria o mesmo pra outros tipos, não procurei saber a respeito e como eu gosto de viver no limite, resolvi acabar logo com isso, antes do dia 30. Então, agendei sexta passada (20/04) e já tinha vaga para segunda-feira se eu quisesse, mas como tinha que arrumar os documentos do meu pai pra levar, agendei pra uma semana depois, sexta-feira (27/04). A dona da agência me disse que preencheria o DS160 comigo, que não precisaria de pagar despachante, tentei fazer isso só, mas decidi espera-la, afinal  já está acostumada e eu não queria fazer nada errado. Terça-feira ela voltou de viagem e eu fui a agencia pra arrumar esses tramites, a foto que levei, mesmo sendo tirada com câmera profissional, não foi aceita, a iluminação estava ruim, porque com o flash ficava muito feia, então pedi meu BFF pra tirar sem. Acontece que só a foto que tirei com o flash foi aceita, e ficou linda, só que ao contrário! Sério gente, isso é decadente. Estou longe de ser a Megan Fox, mas essas fotografias não ajudam rs. Então, preenchido o DS160, os documentos que APC manda, nas mãos, só faltava ir a contabilidade pra pegar as comprovações de renda do meu dad, imposto de renda, comprovante da empresa no nome dele na junta de não sei o que, extrato bancário etc, meus últimos 3 holerites, carteira de trabalho, carta empregatícia assinada pela minha mãe, que é minha patroa, carta custeio assinada pelo meu pai, meu imposto de renda, até as escrituras das casas dos meus pais eu levei, meu envelope ficou enorme. Como eu disse acima, o sofrimento é opcional, e como eu não mando no meu sistema nervoso, ele optou por sofrer, eu não dormia, tomava 2 calmantes por noite e mesmo assim, passava em claro, só pensava nas possibilidades de ter o visto aceito ou negado, passava e repassava as perguntas que poderiam ser feitas. Até que chegou quinta a noite, vocês acham que dormi?! Claro que não, quando fui vencida pelo cansaço lá pelas 4 da manhã e consegui pegar no sono, já era hora de levantar, 5 e meia o despertador dos meus pais tocou, hora de levantar pra pegar estrada rumo a Brasilia, eu achava que a gente podia deixar pra ir mais tarde, mas como tudo por lá é longe, 6 horas saímos, quando era 8 e 15 já estávamos em Brasilia, era ainda muito cedo pra ir a embaixada, fomos visitar meu tio, eu não queria ver ninguém, não queria conversar, nem responder perguntas, mas foi até bom pra me distrair, estava muito tensa. Eu tinha em mente, "se meu visto for negado, vou ser au pair na França" o que queria no começo, mas deixei pra depois dos EUA. Enfim, meu pai enrolou um pouco no meu tio e quando saímos de lá já era 10:10, eu tinha que estar na embaixada as 10:30, desesperei, mas não falei nada pra não deixar meu pai mais preocupado, não queria que ele se sentisse culpado. Detalhe, não conseguíamos achar o caminho, minha mãe pediu informação a um homem que estava no carro ao lado, e aquele ser foi o nosso anjo da guarda, ele mudou o seu caminho pra levar a gente na embaixada, por esses exemplos que ainda tenho fé na humanidade rs, cheguei faltando poucos minutos pras 11, tinha uma fila meio grande, o rapaz olhou meus documentos e me mandou pra fila de entrar, eu era e penúltima, ia demorar mais de meia hora, quando o segurança pergunta: "Quem aqui já pagou a taxa do city bank?", umas cinco pessoa e eu, então ele disse: "Desculpa, pessoal, mas vou ter que passa-los na frente", em menos de 5 minutos já estava dentro. Conferiram meus documentos de novo e me deram a senha pra tirar impressões digitais, estava cheio, mas todos sentados, ninguém em pé, sentei e comecei a desesperar hahaha, observava as entrevistas e todos os vistos estavam sendo aceitos, mas claro, pensei que eu poderia ser uma excessão e tê-lo negado, eu vi lá fora que coincidentemente a embaixada da França é ao lado da dos EUA, pensei: "Pronto! se não der certo aqui, já pulo pra embaixada de lá.". Dai pensava se era isso mesmo que eu queria pra minha vida, se não iria me arrepender, Deus do céu, ser uma geminiana na fila do visto não é fácil, até que o senhor peruano do "posso ajudar" que estava entregando os documentos chamou minha senha, ele é uma amor, sempre sorridente, tirei as impressões e fui pra fila da entrevista, o senhorzinho legal me desejou boa sorte e eu fiquei lá, com meus pensamentos tentando não tremer haha, como eu disse antes, todos os vistos estavam sendo aprovados, mas quando faltavam 3 pessoas na minha frente, vi o cônsul negando o visto pra uma mulher, todos da fila tremeram, ele atendeu um casal, aprovou o visto deles e disse "um minuto" fechando a persiana, todos da fila comemoraram, o pessoal do "posso ajudar" ficou rindo de nós, até que chegou minha vez, gente, minha entrevista levou mais de 10 minutos, (a entrevista do meu primeiro visto não durou nem 2 minutos) o cônsul me perguntou muitas coisas e me fez esperar uns 2 minutos, então, não lembro a ordem exata das perguntas, vou colocando de acordo com o que eu lembro. E preparem-se pra ler a entrevista mais longa da história. Btw, ele é lindo!

Cônsul: C
Denise: D


  • C: Oi!
  • D: Oi, boa tar.. antes de eu terminar ele fala:
  • C: Bom dia! Dai eu..
  • D: Oh! Bom dia :] (sorrindo, sempre sorrindo)
  • C: Ele olha no relógio e diz: É verdade, boa tarde!
  • C: Então, o que você vai fazer nos EUA?
  • D: Vou ser au pair.
  • C: Do you speak english? (dai pra frente ele perguntava em inglês, mas do nada começava a falar português, eu ia respondendo de acordo com o que ele perguntava em inglês, inglês, português, em português.)
  • D: Sim... pausa.. acho que sim! (risadinha pra descontrair)
  • C: Você acha? e riu.
  • C: Ah, você já esteve nos EUA antes?
  • D: Sim
  • C: Quanto tempo ficou lá?
  • D: 1 mês
  • C: Pra onde foi? (isso porque estava com meu passaporte antigo e o visto nas mãos,aff!)
  • D: San Francisco, fui estudar inglês nas férias da minha faculdade
  • C: Onde você estudou na faculdade?
  • D: Em Goiânia, na Universidade Salgado de Oliveira
  • C: Oh, sorry, o que você estudou? I meant.
  • D: Direito
  • C: E você trabalha advogando?
  • D: Não, vou prestar o exame da Ordem quando voltar ao Brasil
  • C: Onde você vai morar nos EUA?
  • D: Center Moriches -NY
  • C: Por que você quer ser au pair?
  • D: Eu quero aperfeiçoar meu inglês pra fazer um mestrado em Direito Internacional e trabalhar nessa área, como eu gosto de trabalhar com crianças a oportunidade me pareceu perfeita.
  • C: Com quem você mora?
  • D: Com meus pais.
  • C: E você trabalha?
  • D: Sim.
  • C: Explique seu trabalho por favor.
  • D: Sou assistente de gerencia numa Drogaria.
  • C: E você pretende continuar trabalhando nessa drogaria quando voltar?
  • D: Sim!!! (bem enfatizado) e fazer o meu mestrado.
  • C: Você se importa de esperar um minuto?
  • D: (Sim!! Me importo, você não me saia dai! - pensei.) Não, imagina. (sorrindo mas morrendo por dentro) Ele demorou uns 2 minutos, que pra mim foram 2 horas.
  • C: Desculpa por te fazer esperar.
  • D: Sem problemas.
  • C: Quanto tempo você ficou em SF?
  • D: 1 mês.
  • C: Ah sorry, já te perguntei isso antes. (sorrindo aquele sorriso lindo)
  • C: E depois que você fez curso lá, continuou praticando inglês?
  • D: Sim, fiz muitos amigos e isso me ajuda a continuar praticando.
  • C: (Foleando meu passaporte antigo, viu os carimbos de viagens) Oh, vejo que você é uma viajante! Hmmm, carimbo da Argentina, pra onde mais você já foi?
  • D: Grécia, Portugual, Espanha, Uruguay .. 
  • C: (Olhando pra mim com uma cara de que estava interessado na minha vida) Quais os motivos dessas viagens? (como se estivéssemos só batendo papo, hellou né seu cônsul, não brinca com minha cara!)
  • D: Fiz trabalho voluntário na Grécia por 2 meses, depois fui a Espanha e Portugal a turismo, Uruguay também a turismo, Argentina duas vezes para um congresso de direitos humanos, e outra a passeio.
  • C: Oh, vejo que você gosta de estudar! (Eu gosto, mas não sou a nerd que ele estava pensando haha)
  • D: Sim! Dai ele digita, digita, digita forever! Lê o DS2019, mexe no meu passaporte, coloca o comprovante do DS160 dentro do meu passaporte antigo e passa debaixo do vidro, mexe de novo no meu passaporte novo, no DS (meu Deus!!) ai ele pega a caneta do bolso, respirei aliviada "Ele vai assinar meu DS e aprovar meu visto!"
  • C: Assina meu DS e diz: Bom, Denise, seu visto foi aprovado, mantenha esse documento sempre com você (DS2019) é muito importante. Eu vou te dar esse 'livrinho' com os seus direitos de trabalho nos EUA, leia atentamente. Agora, eu quero que você leve esse bilhetinho azul nos correios ali, para receber seu passaporte em 10 dias na sua casa.
  • D: Thank you very much! (nem sei porque falei em inglês, ele já estava falando português, haha!)
  • C: Boa sorte e boa viagem.
Aleluia! Que agonia, que martírio. Ainda bem que ele era bonito. Dai o senhor peruano (best friend da embaixada) sorriu e me perguntou se tinha dado certo, eu disse que sim, respirando aliviada, ele fala "Que coisa boa! Parabéns, boa viagem!" ai que fofo. Paguei a taxa dos Correios, R$30,00 de Brasilia pra Goiânia, sai da embaixada leve, tirei aquele rinoceronte das minhas costas. Minha mãe linda, estava lendo, sentada embaixo de uma arvore junto com um monte de gente, ela viu que eu estava sorrindo, então estava tudo bem, meu pai chegou e nós fomos almoçar, depois do almoço, liguei meu ipod e vim dormindo lindamente, como um cute baby rs, de Brasília a Goiânia, chegamos aqui umas 4 horas, deitei e dormi de novo, MUITO! Porque foi uma semana sem dormir decentemente, só uns cochilos. Quando acordei, fui contar a novidade pras meninas do nosso grupo de embarque. Umas lindas, sempre apoiando umas as outras. A host mother me mandou email desejando boa sorte e pra mantê-la informada, dai respondi, dizendo que foi aprovado e que eu estava muito feliz, ela respondeu na hora dizendo "Yay, great news!" e que ia contar pros meninos. Foi isso, um sufoco, mas o alívio depois não tem preço. Obrigada mãe e pai, vocês são os melhores do mundo!  Obrigada meu BFF, Luis Guilherme, que me apoia em tudo. E obrigada meninas, pela força, carinho, pensamentos positivos e orações. Vejo vocês em 42 dias! Uhuul!

  • P.s: I'm not gonna write this one in english, I'm too lazy for this. Here's a tip: Google translator :)

12 comentários:

  1. OMG...quase tive um treco lendo sua entrevista haha essa semana será minha vez em Brasília...já estou quase morrendo...lemos uns 9 vistos aprovados e nos prendemos a 1 visto negado...isso me dá tanto medo. Mas confio em Deus e tudo dará certo hehe
    Agora é arrumar as malas né?!
    Bjoos

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica! Não foi de infartar essa entrevista?! hahaha, mas ainda bem que aprovou! Agora é arrumar as malas!:P
    Vai dar tudo certo pra vc em Brasilia, como eu disse, a maioria dos vistos lá estão sendo aprovados, boa sorte :D

    ResponderExcluir
  3. Yesssssssssssssssssssssss, adorei o post e sofri com você!!!!
    que bom que deu tudo certo De!!!!
    Me imagino durmindo muito depois tambem!!! hehehe...
    mas vamos que vamos!!!!
    até daqui a 41 dias!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! :)
      Boa sorte na sua entrevista! o/ vou torcer por vc.
      Atééé! :D Beeeijo

      Excluir
  4. Dee !! Que gostoso ter o visto aprovado, hein?
    Estou com a Laura, também sofri junto com você.
    Adorei que comentou da gente no seu post, pode contar sempre com o nosso apoio e nos vemos em poucos dias rs !!
    Parabéns pelo visto !! Logo é o meu !!
    A ansiedade consome a gente, não é mesmo? Ai ai rs
    Beijos e fica com Deus !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nat. É mto bom ter o visto aprovado, a gente sai de la quase dançando haha :D
      Vai conseguir o seu com certeza, vou torcer por vc!
      Beeeijo.

      Excluir
  5. dee... parabénss!!!
    nossa sofrii juntoo também foi foda a entrevista sua em!!
    Bom quando eu souber algo da minha lhe conto!!

    um beijo ...e nos vemos lá se deus quiser..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabriela!
      Quero saber da sua hein? rs. Nos vemos la :D
      Beijo.

      Excluir
  6. Nossa, esse cônsul quis saber de tuuuuuuuudo, né? Eu também fiquei MUITO nervosa com o meu visto, passei até mal! kkkkkkkk

    Você fez trabalho voluntário na Grécia? :O Que DEMAIS! Me fala um pouco disso...

    Mas PARABÉÉÉÉÉÉNS pelo visto! Um peso tirado das nossas costas, né? Agora é só esperar, arrumar as malas e partir!

    ResponderExcluir
  7. Vc viu Barbara, esse consul so podia estar curtindo com minha cara hahahaha, a gente passa mal msm né? tudo depende desse visto, ai ai. Eu vou fazer um post sobre meu trabalho voluntario na Grecia pra vc ver mais detalhes :D

    Obrigada querida, agora, vamo que vamo pros EUA :D Beeeijo.

    ResponderExcluir
  8. Primeiro: parabéns pelo visto.
    Segundo: ri demais com seu post, haha.

    Ah, adorei seu blog.
    Tô seguindo. Não só você mas um monte de blog de au pairs pra poder conhecer o máximo possível e decidir se me inscrevo no programa mesmo ou não. :P

    See ya.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Junior! :D

    Faz muito bem em procurar saber bem antes de iniciar o processo, boa sorte pra vc :)

    Xxx

    ResponderExcluir

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP